TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES, CONFLITOS OU DESAVENÇAS.
A Global RJ Serviços e Representações Ltda considera cada reclamação como uma oportunidade de melhorar o serviço que desenvolve para seus clientes, colaboradores e parceiros e também como uma forma de estreitar seus laços e contribuir para o desenvolvimento da mesma junto as suas partes interessadas.
OBJETIVOS
Com a presente política, a Alta Administração da empresa Global RJ Serviços e Representações Ltda, vem definir os princípios a serem adotados pela empresa no seu relacionamento com suas partes interessadas (clientes, fornecedores, sociedade e governo e público interno), formalizar e comunicar a metodologia para a gestão de conflitos ou desavenças, dando cumprimento as obrigações legais e regulamentares em vigor, principalmente as previstas pela Lei nº 8.078/1990 e Lei nº 9.933/1999 bem como ao disposto na NBR 16001.
ÂMBITO
Esta política diz respeito a reclamações, conflitos ou desavenças como manifestações de discordância em relação a posição assumida pela Global RJ Serviços e Representações Ltda, ou de insatisfação em relação aos serviços prestados por esta, bem como qualquer alegação de eventual descumprimento, apresentada por todas as partes interessadas (clientes, público interno, fornecedores e/ou sociedade). A presente política é aplicável em sua matriz e em todas as suas filiais, assim como em qualquer lugar que a empresa esteja desenvolvendo as suas atividades.
PRINCÍPIOS
Os princípios chave inerentes à política de tratamento de conflitos ou desavenças sustentam-se nos valores fundamentais pregados pela organização, presentes na relação com suas partes interessadas: Ética, Transparência, Responsabilidade Socioambiental e Foco no Cliente. Internamente é fomentada uma cultura social, pautada no respeito pelo outro, sendo a reclamação uma fonte preciosa de informação que além de ser considerada como uma segunda oportunidade é também uma fonte de reforço nas relações junto às devidas partes interessadas.
Sendo assim, são os seguintes os princípios subjacentes:
ORGANIZAÇÃO INTERNA
Na estrutura da Global RJ Serviços e Representações Ltda, o setor de SGI – Sistema de Gestão Integrado, conta com colaboradores aptos a gerenciarem todo o processo de reclamações que por ventura surgirem. Todas as reclamações, conflitos ou desavenças, sendo elas provenientes de qualquer parte interessada, deverão ser encaminhados para o setor em questão, a fim de que os mesmos possam dar prosseguimento à sistemática estabelecida para tratamento destas.
Quanto às reclamações provenientes de clientes, com relação à prestação dos serviços, o SGI, contará com o apoio do setor de Serviços que deverá repassar / fornecer todas as informações necessárias sobre o processo por ora reclamado.
APRESENTAÇÃO, TRATAMENTO E RESPOSTA À RECLAMAÇÕES
Os clientes, que desejarem apresentar uma reclamação contra a empresa Global RJ Serviços e Representações Ltda, com relação à prestação dos seus serviços ou qualquer tipo de manifestação de discordância em relação a alguma posição assumida pela empresa em seus serviços, devem fazê-la através de reclamação dirigida à GLOBAL RJ, conforme estabelecido a seguir:
Estabeleceu-se como tempo máximo para retorno ao reclamante, o prazo de 5 (cinco) dias úteis a partir do recebimento da reclamação. Este retorno poderá ser realizado de diversas formas, desde que sejam geradas evidências. Deverão ser incluídos nesta resposta ações a serem adotadas para solucionar os problemas evidenciados ou um parecer sobre a não aplicabilidade da reclamação realizada.
OUTRAS PARTES INTERESSADAS
As demais partes interessadas, sendo elas (fornecedores, sociedade, governo e público interno), que desejem apresentar uma reclamação contra a empresa Global RJ Serviços e Representações Ltda, com relação à qualquer tipo de manifestação de discordância em relação a alguma posição assumida pela empresa, devem fazê-la através de reclamação direcionada ao setor de SGI, conforme descrito abaixo:
Nestes casos estabeleceu-se como tempo máximo para retorno ao reclamante, o prazo de 10 (dez) dias úteis a partir do recebimento da reclamação. Este retorno poderá ser realizado de diversas formas, desde que sejam geradas evidências. Deverão ser incluídas nesta resposta as ações a serem adotadas para solucionar os problemas evidenciados ou um parecer sobre a não aplicabilidade da reclamação realizada.
PROCEDIMENTO PARA TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES, CONFLITOS OU DESAVENÇAS.
O procedimento a ser seguido em caso de recebimento de qualquer reclamação deverá ser o seguinte:
Posteriormente, a reclamação realizada deverá ser registrada na Planilha de Registro de Atendimento, utilizada para controlar os processos ocorridos, bem como visualizar com maior facilidade a situação dos processos em andamento.
QUALIFICAÇÃO ADEQUADA
A Global RJ Serviços e Representações Ltda assegura a qualificação dos seus colaboradores e/ou equipe responsável pelo tratamento das reclamações, bem como para as demais partes envolvidas no processo.
No mínimo uma vez ao ano deve-se ministrar treinamento a estes colaboradores enfatizando todos os requisitos aplicáveis a esta Política de Tratamento de Conflitos ou Desavenças.
CUMPRIMENTO DA POLÍTICA DE TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES, CONFLITOS OU DESAVENÇAS.
A Global RJ Serviços e Representações Ltda assegura a necessária divulgação e explicitação das regras contidas no presente regulamento de modo a garantir o seu cumprimento. A organização compromete-se a analisar, acompanhar e tomar todas as providências devidas ecompromete-se também a responder perante todos os organismos regulamentadores acerca dos tratamentos aplicados a todas as reclamações recebidas.
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