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CÓDIGO DE ÉTICA

Carta do Gerente

Ética sempre foi um valor muito forte para a nossa Empresa e tem sustentado as nossas ações desde sua recente inauguração, amparada na larga experiência empresarial de sues sócios.  

Tenho muito orgulho da nossa história de integridade e vou continuar trabalhando forte para que este valor permaneça vivo e constante no presente e no futuro.

Integridade, coerência e seriedade resumem a conduta da Global nos negócios e estão expressas no Código de Ética. Esse documento reforça os compromissos da Empresa com relação aos diferentes públicos: clientes, sócios, colaboradores e comunidades. Também apresenta, de forma clara e transparente, as condutas esperadas de todos nós, colaboradores, parceiros e prestadores de serviços da Global.

Este documento se aplica a todos os colaboradores da Global. Ele nos ajuda a atuar com responsabilidade, reforça questões jurídicas relevantes e foca em condutas éticas indispensáveis para uma empresa como a nossa. É de máxima importância que todas as atitudes da Empresa e dos nossos colaboradores sejam coerentes com o conteúdo deste Código.

Tenhamos presente que a ética é fundamental para a existência da Global no curto e longo prazo e para a construção de uma trajetória de sucesso baseada no respeito com os públicos com que interagimos.

“Integridade talvez seja a palavra mais importante de destacarmos nesse momento – a que melhor expressa o nosso comportamento. Nunca abriremos mão dela. É ela que sustenta a nossa posição.”

Ricardo Mauricio – Sócio Administrador

 

CÓDIGO DE ÉTICA

GLOBAL RJ

Nosso Código de Ética está baseado no respeito ao ser humano e ao meio ambiente e nos nossos Valores:

Ter a preferência do CLIENTE.

SEGURANÇA das pessoas acima de tudo.

PESSOAS respeitadas, comprometidas e realizadas.

EXCELÊNCIA com SIMPLICIDADE.

Foco em RESULTADOS.

INTEGRIDADE com todos os públicos.

SUSTENTABILIDADE econômica, social e ambiental.

Ao agir de acordo com as diretrizes deste Código, estaremos agindo de acordo com os Valores de nossa Empresa.

Tenho certeza da dedicação total de todos os nossos colaboradores para a adesão e a prática desse Código de Ética. Assim estaremos honrando a nossa Empresa e fortalecendo hoje e sempre os valores que sustentam e orientam nosso comportamento.

Cordialmente,

Ricardo Mauricio – Sócio Administrador

 

  1. Introdução

Este Código de Ética reúne as principais orientações éticas para a condução dos nossos negócios. Ele é aplicável aos colaboradores de todas as operações, inclusive das empresas TERCEIRIZADAS. Esperamos que nossos líderes e colaboradores atuem de acordo com o texto e os princípios deste Código. 

  1. Tomando Decisões Éticas

Antes de decidir se uma conduta ou atividade é apropriada,

  1. Verifique se é contrária à legislação;
  2. Verifique se é contrária a este Código, a Política, Diretriz, ao Programa de Integridade Estruturado ou Prática da Global RJ;
  3. Verifique se é inconsistente com os Valores da Empresa;

Se a resposta a qualquer das perguntas acima for positiva, o comportamento ou atividade em questão é inadequado.

Adicionalmente, pergunte a si mesmo se você teria orgulho de contar aos seus amigos e sua família sobre sua atitude ou de vê-la publicada em jornais. Respostas negativas indicam problemas.

  1. Canais de Denúncias de Irregularidade

Sempre que estiver em dúvida, pergunte ou se comunique através dos seguintes canais de comunicação disponibilizados pela Global RJ, como segue:

– Através do e-mail: contato@globalrjservicos.com.br

– Somente a Alta Administração tem acesso a esse e-mail o que garantirá sempre a privacidade e o anonimato do denunciante.

  1. Ter a preferência do cliente

Os clientes são a razão da existência da Global e ter a sua preferência é objetivo de todos nós. Não se pode conquistar clientes sem adotar uma postura ética em todos os momentos dessa relação. 

  1. Relacionamento Honesto com Clientes

Honestidade e transparência são essenciais no tratamento com clientes. Devemos ofertar nossos serviços de maneira absolutamente verdadeira. Colaboradores nunca devem oferecer ou anunciar algo que sabidamente não poderá ser cumprido.

  1. Segurança das Pessoas Acima de Tudo

Queremos ter um ambiente de trabalho onde todos os colaboradores se sintam seguros para trabalhar. Saúde e segurança são temas da maior relevância para a Global RJ.  Essa é a razão pela qual adotamos uma política que declara que a vida e a integridade das pessoas são prioridade em relação a qualquer outro objetivo.

  1. Saúde e Segurança

Saúde e segurança são de responsabilidade de todos. Enquanto a Empresa investe em equipamentos, recursos, desenvolvimento de padrões e treinamentos, os colaboradores devem cumprir todas as leis, políticas, práticas e procedimentos relacionados ao tema.

Adicionalmente, os colaboradores devem demonstrar compromisso pessoal em relação à segurança. Relatar situações inseguras que tenham identificado e buscar a resolução das mesmas com perseverança são exemplos desse compromisso. Líderes devem tratar as preocupações de segurança seriamente, resolvendo os problemas com adequado senso de prioridade.

Acabei de identificar uma situação insegura na minha área. Essa é uma questão que deve ser reportada ao Canal da Ética?

Se a situação representar risco aos colaboradores, não. Situações inseguras que ponham em risco a vida ou a integridade dos colaboradores são situações urgentes e, como tal, devem receber atenção imediata. Seu Gestor, assim como a equipe de Saúde e Segurança do trabalho da Unidade Operacional onde estiver exercendo suas atividades são os recursos mais próximos ao fato e com condições de fazer algo imediatamente para evitar acidentes. Recorra ao chefe do seu Gestor, se necessário.

  1. Pessoas Respeitadas, Comprometidas e Realizadas

Respeito aos que integram o nosso ambiente e com os quais interagimos é indispensável, em qualquer situação. Comprometimento é vestir a camiseta, é encarar os objetivos da Empresa como se fossem seus. Realização é estar satisfeito com o trabalho, com a empresa, é querer realizar, empreender, e com atitude positiva.

Respeito, comprometimento e realização pessoal são igualmente importantes. Esses valores são atingidos a partir de um ambiente de trabalho agradável e positivo, construído com a participação de cada um de nós. 

  1. Ambiente de Trabalho Respeitoso

Cada um de nós deve tratar o outro com respeito e dignidade. Queremos que nosso ambiente de trabalho seja livre de qualquer tipo de abuso ou assédio, seja moral, sexual ou discriminatório.

    9.1 – O assédio moral pode tomar as seguintes formas:

  • Ofensas verbais;
  • Tratamento humilhante; ou
  • Ameaças.

      9.2 O que é assédio sexual?

Assédio sexual é definido como uma investida não desejada de natureza sexual, pedido de favores sexuais, exposição de material inapropriado ou qualquer outra conduta inapropriada, verbal ou física, de natureza sexual, no ambiente de trabalho.

Uma piada inapropriada está circulando na minha área. Ela faz referência à minha raça de uma maneira negativa. Essa conduta pode ser considerada discriminatória?

Sim, a conduta pode ser considerada discriminatória e criar um ambiente de trabalho hostil, ainda que seus colegas não tenham tido a intenção de ofendê-lo. Colaboradores devem evitar piadas, apelidos ou qualquer referência ofensiva em relação a:

  • Raça • Cor  • Idade 
  • Sexo • Religião • Estado civil
  • Lugar de origem • Deficiência • Orientação sexual

Para casos de desrespeito no ambiente de trabalho, algumas legislações determinam instâncias específicas de tratamento, como comitês locais, que também poderão ser consultadas.

  1. Tratamento Justo e Igualdade no Emprego

A Global RJ busca oferecer um ambiente de trabalho onde todos os colaboradores são tratados de maneira justa, sem discriminação.

Decisões sobre contratação, promoção, demissão, transferência, compensação e treinamento devem ser tomadas com base em critérios relacionados ao trabalho, como, por exemplo, formação, experiência, habilidades, desempenho, valores e liderança. Raça, cor, religião, sexo, idade, estado civil, orientação sexual, lugar de origem e deficiência não devem influenciar decisões de carreira.

  1. Privacidade de Dados Pessoais

Respeitamos a privacidade de nossos colaboradores. Por isso a Global RJ somente requer, obtém e usa informações pessoais na medida em que são necessárias à eficiente gestão dos negócios, em conformidade com as leis e regulamentos sobre o assunto.

A Empresa deve tomar todas as medidas necessárias para garantir a proteção de informações pessoais. Colaboradores que acessam informações pessoais de outros somente podem fazer uso profissional das mesmas.

Todos nós temos a obrigação de garantir a confidencialidade de informações pessoais.

  1. Excelência com Simplicidade

A busca da eficiência máxima é um objetivo da Global RJ e compromisso de todos os colaboradores. Queremos nos tornar cada vez melhores naquilo que fazemos. No entanto, não podemos perder de vista a simplicidade, que nos ajuda a buscar eficiência e evitar desperdícios.

  1. Foco em Resultados

A Global RJ considera a rentabilidade e o crescimento uma necessidade vital para a sua sobrevivência e para o progresso da sociedade como um todo. Ao buscar bons resultados, a Global RJ mantém e fortalece a capacidade de gerar empregos, cumprir compromissos, reinvestir, adaptar-se aos avanços tecnológicos, além de dar atendimento às necessidades econômico-sociais da população e à circulação de riquezas.

A busca por resultados, portanto, é um objetivo de todos nós e passa pelo foco nas atividades profissionais e preservação do patrimônio da Global RJ. Contribua para atingirmos este Valor, adotando as seguintes atitudes:

  1. Cuidado e Uso Adequado de Bens e Recursos da Empresa

O cuidado e uso adequado da propriedade da Global RJ contribuem para a busca de produtividade, resultados e perpetuidade dos negócios.

Os colaboradores devem proteger os bens e recursos da Empresa com o mesmo cuidado que aplicam ao seu patrimônio pessoal. É importante fazer o uso apropriado, ou seja, para propósitos do negócio.

Bens e recursos da Empresa devem ser protegidos de perda, dano, furto, uso inadequado ou ilegal.

Exemplos de bens que são de propriedade ou responsabilidade da Global RJ:

  • Instalações, equipamentos e suas peças;
  • Computadores e programas de computador;
  • Acesso à internet;
  • E-mail;
  • Telefones, fixos ou moveis;
  • Copiadoras;
  • Material de expediente e outros suprimentos;
  • Veículos;
  • Propriedade intelectual, como o nome e a marca.

Colaboradores devem ter atenção especial ao usar os recursos de TI oferecidos pela Empresa, como o e-mail e o acesso à internet. Não é permitida a transmissão ou acesso a conteúdo inadequado – aquele contrário à política da Global ou à legislação.

Exemplos de conteúdo impróprio incluem:

  • Pornografia e obscenidades;
  • Atividades contra o patrimônio público ou de terceiros;
  • Discriminação; • Terrorismo;
  • Venda de produtos não relacionados ao negócio;
  • Correntes;
  • Propaganda político-partidária;
  • Jogos.

O uso pessoal do computador e acesso a internet é permitido, desde que seja ocasional e limitado. O uso privado nunca pode afetar sua produtividade no trabalho. Acessar a internet banking, consultar resultados de exames ou procurar o telefone de um medico são exemplos de uso pessoal permitido, enquanto participar de jogos ou acessar pornografia são exemplos de condutas proibidas.

  1. Atividades Políticas Comunitárias e Associativas

A Global RJ respeita o direito dos colaboradores de participar de atividades políticas, comunitárias, associativas (inclusive trabalhistas) e outras não diretamente relacionadas ao trabalho. No entanto, a menos que a Global RJ suporte ou autorize a atividade, ela deverá ser praticada no âmbito pessoal.

Isso significa que as horas de trabalho, assim como os recursos da Empresa, não devem ser usados para tal finalidade, nem envolver o nome, a marca ou qualquer outro bem de propriedade da Global.

Os recursos da Global RJ não poderão ser utilizados para doações ou contribuições a candidatos ou partidos políticos sem a aprovação da Empresa.

  1. Protegendo Informações Confidenciais da Empresa

A informação é um ativo importante para a Global RJ. Divulgação indevida de informações, mesmo que por descuido, pode colocar a Empresa em desvantagem, causando perda financeira ou dano à sua imagem.

Os colaboradores devem tratar todas as informações não públicas de maneira confidencial. Isso significa proteger a informação de acesso ou divulgação indevida. 

Divulgação de informação confidencial ou de propriedade da Global RJ somente pode ocorrer mediante autorização prévia da Empresa. Esta obrigação deve ser mantida mesmo após a extinção da relação de trabalho.

Formas de proteger informações confidenciais incluem:

  • Não discutir negócios em público;
  • Usar senha para acesso a arquivos;
  • Não compartilhar senhas de acesso a sistemas;
  • Guardar documentos em arquivos trancados;
  • destruir documentos antes do descarte.

Informação confidencial é aquela que pode causar prejuízo à Empresa se indevidamente divulgada. Alguns exemplos de informação confidencial são: 

  • Preços;
  • Planos de investimento e expansão;
  • Resultado dos negócios;
  • Informação pessoal dos colaboradores;
  • Políticas e práticas de gestão dos negócios;
  • Projetos importantes, como aquisições;
  • Informações de empresas com as quais fazemos negócios;
  1. Integridade com Todos os Públicos

Ser uma empresa íntegra é fazer negócios de forma honesta. É fazer o que é correto. É respeitar a legislação. As práticas abaixo traduzem a atitude de integridade que a Global RJ espera:

      17.1 Relacionamento Honesto com Terceiros.

A Global RJ acredita que ter um relacionamento honesto com fornecedores, concorrentes e demais terceiros é essencial para sua existência e sucesso. Devemos tratar todas as partes com as quais nos relacionamos com a mesma integridade e honestidade com que queremos ser tratados

     17.1.1 Fornecedores 

É crucial que o nosso relacionamento com fornecedores seja baseado em integridade. Algumas áreas deste relacionamento, como seleção de fornecedores, demandam cuidado especial. Necessidade, preço, qualidade, expertise, reputação, bem como termos e condições, devem ser os únicos fatores a determinar a escolha dos parceiros de negócio. Colaboradores nunca devem negociar com fornecedores em troca de vantagens pessoais ou em benefício de alguém que não a própria Global RJ.

     17.1.2 Concorrentes

Competir de maneira justa com concorrentes é mais do que evitar condutas anticompetitivas. Nossos colaboradores devem respeitar o trabalho dos nossos concorrentes, não fazendo, por exemplo, afirmações sabidamente enganosas sobre seus produtos e serviços.

  1. Concorrência Leal e Antitruste

Acreditamos que todos se beneficiam de um mercado livre, justo e aberto. Além disso, preservar a competição entre concorrentes e proibir restrições indevidas ao comercio é o intuito de legislações, muitas delas aplicáveis à Global RJ. 

Os colaboradores não devem participar de condutas anticompetitivas, devendo evitar até mesmo situações que pareçam constituir violações legais. As penas por violações à legislação concorrencial são severas, podendo alcançar a Empresa e os colaboradores envolvidos.

São exemplos de condutas anticompetitivas:

  • Combinação de preços;
  • Divisão de clientes e mercados;
  • Recusa de vendas.
  1. Precisão dos Registros da Empresa

Registros de qualidade permitem à Global RJ tomar decisões conscientes, bem como cumprir com suas obrigações legais. Também, ajuda a Empresa a manter sua reputação de integridade perante o governo e demais públicos.

Todas as transações devem estar refletidas com exatidão nos registros da Empresa, no tempo certo. Os registros devem ser completos, precisos e confiáveis, bem como suportados por documentação apropriada. Ativos e receitas não registrados não são admitidos, em qualquer circunstância.

Todos nós somos responsáveis por garantir a qualidade dos registros. Isso reforça a nossa política de adotar boas práticas contábeis, financeiras e de auditoria.

  1. Conflitos de Interesses

É importante prevenir conflitos de interesses e, ao mesmo tempo, respeitar os assuntos pessoais dos nossos colaboradores. Um potencial conflito de interesses surge quando nos envolvemos, direta ou indiretamente, em situações que podem influenciar ou pareçam influenciar nossas decisões profissionais.

São exemplos de situações de conflitos de interesses:

  • Você contrata um fornecedor da Global RJ para fins pessoais e esta relação particular o impede de tomar decisões imparciais enquanto profissional da Empresa;
  • Você possui outro emprego que afeta o seu desempenho na Global RJ ou implica no uso de recursos da Empresa;
  • Você pratica atividades externas que envolvem informações ou conhecimento da Global RJ que não devem ser revelados;

Grau de parentesco ou relacionamento afetivo com colaboradores, fornecedores ou clientes podem, em certas circunstâncias, gerar um conflito de interesses ou ser contrários às políticas da empresa. Para maiores informações sobre esses temas, consulte o seu gerente.

  1. Pagamentos Indevidos e Relacionamento com Governos

A corrupção prejudica a sociedade em várias formas, causando danos nas áreas política, econômica e social.

É estritamente proibido usar recursos ou bens da Empresa para conceder benefícios, fazer pagamentos ou qualquer transferência de valor (como doações), ilegais ou indevidos a clientes, representantes do governo ou outros terceiros. Pagamentos/benefícios ilegais ou indevidos são aqueles realizados com o intuito de obter, indevidamente, uma ação favorável, a realização de um contrato ou qualquer outro benefício comercial.

Essa proibição se aplica a pagamentos/benefícios diretos e indiretos (feitos através de terceiros) e se destina a prevenir subornos, propinas ou qualquer outro tipo de benefício em troca de uma vantagem indevida.

Um pagamento ilegal ou indevido pode destruir a imagem da Empresa, além de gerar responsabilidade civil e até criminal para a Global RJ e os colaboradores envolvidos. Algumas leis sobre corrupção possuem definições muito amplas sobre suborno. É possível que um indivíduo seja processado por uma prática que não sabia constituir violação legal. Deste modo os colaboradores devem ter muito cuidado com essas questões, solicitando orientação sempre que necessário.

  1. Brindes e Entretenimento

Relações sólidas com parceiros de negócio são essenciais para qualquer empresa. Brindes e entretenimento são cortesias que ajudam a fortalecer essas relações – em algumas culturas mais que em outras.

De maneira geral, a Global RJ permite dar e receber presentes e entretenimento, desde que sejam apropriados, ou seja, não geram à pessoa que recebe um sentimento ou dever de fazer algo em troca. Em outras palavras, não devem gerar tendência de favorecimento como forma de retribuição.

Brindes e entretenimentos inapropriados podem causar consequências negativas para a Empresa como, por exemplo, influenciar (ou a mera aparência de influenciar) indevidamente decisões de negócio ou criar um conflito de interesses.

Entretenimento inclui festas, entradas para eventos esportivos e culturais, viagens, hospedagens, etc.

Geralmente, brindes apropriados são aqueles de valores moderados, normalmente contendo a marca corporativa e distribuídos de forma geral a todos os públicos. Material de escritório, como mouse pads, calendários, agendas e canetas, desde que não sejam caros, são considerados apropriados.

     22.1 Como saber se um brinde é apropriado ou não?

Ao receber a oferta de um presente ou entretenimento inapropriado, você deve:

– Mostrar apreço pela atitude da pessoa/empresa que fez a oferta, explicar a política da Global RJ e diplomaticamente declinar o presente. Se você não se sente confortável em fazer isso, discuta com seu Gestor a melhor ação a tomar.   Em algumas situações, pode não ser fácil determinar se um presente ou entretenimento é apropriado, assim como decidir o que fazer ao receber uma oferta inadequada. Por isso que, toda vez que o presente ou entretenimento não é claramente apropriado e, portanto, é visto como capaz de influenciar decisões profissionais, espera-se que os colaboradores relatem essas ofertas aos seus Gestores. O seu Gestor o ajudará a determinar o melhor caminho a seguir.

ATENÇÃO! Oferecer brindes e entretenimento a agentes do governo pode trazer sérias consequências adversas à Empresa.

  1. Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental

A Global RJ está comprometida em ser uma empresa responsável. Isso significa considerar os interesses de todos os públicos, promovendo a sustentabilidade em todas as suas dimensões: econômica, social e ambiental.

A responsabilidade social é parte da cultura da Empresa e, para nossa satisfação, serão engajados sempre muitos de nossos colaboradores voluntários.

Queremos ter resultados sustentáveis no longo-prazo; queremos que nosso sucesso seja baseado em práticas honestas de negócio. Contribua para a nossa busca por sustentabilidade, respeitando o que segue:

  1. Condições Humanas de Trabalho

A Global RJ respeita os direitos fundamentais. Essa é uma das formas de contribuirmos para um mundo mais justo.

Condições de trabalho desumanas e degradantes não são aceitas, bem como violações a direitos fundamentais tais como trabalho infantil e trabalho forçado/escravo.

  1. Transparência

A Global RJ se compromete a divulgar as informações da Empresa no tempo apropriado, de maneira completa, precisa e clara, em todas as comunicações e relatórios que são submetidos a órgãos públicos.

Todos os envolvidos na preparação dessas informações possuem a responsabilidade de garantir veracidade, bem como atendimento à legislação e controles internos sobre o tema.

  1. Sustentabilidade Ambiental

O compromisso da Empresa, no que se refere ao meio ambiente, é cumprir as exigências legais, bem como promover o desenvolvimento sustentável. No entanto, este não é um compromisso somente da Empresa. Os colaboradores devem cumprir os padrões internos, bem como reportar aos Gestores suspeitas de qualquer irregularidade nessa área.

  1. Conformidade com Leis e Regulamentos

A Global RJ busca cumprir todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis aos seus negócios.

Todos nós devemos conhecer o regramento aplicável às atividades profissionais que exercemos (incluindo políticas e diretrizes internas) e agir de acordo com as mesmas.

Algumas vezes as obrigações legais podem não ser claras e é comum o surgimento de dúvidas. Nessas situações, assim como em casos de suspeita de não conformidade, os colaboradores devem buscar orientação.

  1. Programa de Integridade Estruturado

É de gestão do Gerente Geral com suportes das demais áreas e tem como objetivo detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração privada e pública por colaboradores diretos e indiretos da Global RJ colocando em evidencia negativa a nossa empresa.

  1. Reportando Preocupações

É importante que a Global conheça os questionamentos e possíveis violações relacionadas a este Código, para que possa orientar e corrigir desvios. Essa é a razão pela qual os colaboradores devem tratar suas preocupações internamente, resolvendo dúvidas e informando à Empresa sobre atos praticados em desacordo com este Código.

Geralmente, seu Gestor está na melhor posição para lhe ajudar em relação a preocupações éticas. Por isso você deve procurá-lo em primeiro lugar.

No entanto, essa não é a única alternativa. Considere também contatar o nível acima do seu Gestor. Para questões relacionadas ao ambiente de trabalho, por exemplo, procure o RH.

É importante referir que a Empresa não tolerará retaliações e buscará, de todas as formas, prevenir este tipo de conduta.

  1. Treinamento

Todo colaborador próprio ou terceirizado, durante o processo de admissão, receberá um exemplar impresso desse Código de Ética e terá seu devido treinamento desse Código agendado conforme for indicado pelo RH. Também é exigido este treinamento para Fornecedores de produtos, Equipamentos e Serviços fornecidos periodicamente além de outros julgados necessários pela Gerência da Global RJ.

Este Treinamento terá a duração de 4 (quatro) horas.

O comparecimento é obrigatório assim como sua assinatura na folha de presença e em caso de ausência do colaborador no treinamento conforme indicado pelo RH seu processo de admissão estará cancelado de forma irrevogável.

  1. Compliance

Este Código é de cumprimento obrigatório. Por isso é importante que todos saibam que condutas contrárias podem levar à aplicação de medidas disciplinares, que incluem o término da relação de trabalho, sem prejuízo das responsabilizações legais cabíveis.

Este Código não esgota todas as possíveis questões éticas relacionadas ao trabalho e, por isso, não restringe a Global RJ na aplicação de medidas disciplinares, que serão sempre orientadas pelo bom senso e legislação aplicável

Contatos:

contato@globalrjservicos.com.br

Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 7000, Bloco B Sala 267 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro/RJ CEP: 22780-084

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